quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O Humanismo e Classicismo
 
  
O Renascimento refere-se a um conjunto de mudanças profundas produzidas na cultura e na sociedade Europeias, nos séculos XV e XVI. Este movimento veio contrastar com o período Gótico, fazendo a transição da Idade Média para a Idade Moderna, da cultura teocrática medieval para uma ordem intelectual profana. Ouve um novo interesse, da parte dos sábios do Renascimento, pelos textos da antiguidade clássica (em Latim e Grego) em detrimento da escolástica medieval. Autores clássicos como Cícero ou Séneca voltaram a ser lidos com um interesse acrescido.
 
 
Desenvolvimento
Os primeiros a serem chamados Humanistas foram os estudiosos que encontravam textos em Latim e em Grego, sendo um humanista um simples professor de Latim; os studia humanitatis, que estudavam filologia, gramática, retórica, línguas, literaturas.
 
 
Dante (1265-1321)
 
 
 
Nascimento do Humanismo
 
O humanismo nasceu em Florença, nas últimas décadas do séc. XIV. Petrarca (1304-1374) foi o primeiro a colocar o homem como sendo o centro de toda acção e como agente principal no processo de mudanças sociais. Baseou se em Cícero para o estudo dos modelos clássicos, e em Virgil para os modelos do latim. Este novo interesse fez com que se explorassem as escolas monásticas em busca de documentos perdidos. Uma das mais importantes descobertas foi feita por Poggio Bracciolini, que pensa se descoberto as obras completas de quinze diferentes autores, entre eles os trabalhos artísticos e arquitectónicos de Vitrúvio, o tratado De Architectura, descoberto na biblioteca do mosteiro beneditino de Saint-Gall. Foi pela descoberta deste documento que se deram as bases da arquitectura humanista (?), pois não só era a única referencia ao modo de construção da Antiguidade como dava ainda informação essencial para a formulação do Classicismo na arquitectura.
 
 
 
 
 
 
Características do Humanismo
Antes do pensamento humanista, o centro do pensamento era Deus, um pensamento teologista. A partir deste movimento, passa a haver um antropocentrismo. Para o homem Renascentista, o ser humano continua a ser uma obra de Deus mas tem livre-arbítrio e é dono das suas decisões, podendo decidir o seu destino. A obra humana passa a ser valorizada não como uma obra de Deus mas como sua própria criação. Submeteu o sensorial ao racional, resultando numa necessidade de retratar o mundo tal como era, percepcionando pelos olhos e não numa visão idealizada.
 
 
Humanismo Social
O humanismo também afectou a sociedade nas ideias políticas, nascendo a república no início do século XV. A ideologia baseava se na crença que cada indivíduo, cada cidadão tinha a capacidade de participar nas acções politicas, dando ênfase á autonomia humana.
 
 MIGUEL ANGELO, David 1501-4
 
 
 
Nascimento do Classicismo
O movimento nasceu em Itália, Florença, quando se deu a queda do Império Bizantino e se começaram a estabelecer relações comerciais com os países Islâmicos. Esta nova maneira de pensar, baseada no período clássico (???), mete o Homem no centro da acção artística, em contraste com a arte até ali produzida que seguia apenas e fielmente a Igreja Cristã e as imagens religiosas, cujos temas eram bíblicos ou de evocação divina. A peça central do Humanismo era a ideia que o Mudo Antigo, mais propriamente a Antiga Grécia e Roma, foi o pináculo do alcance humano, especialmente no campo da intelectualidade, e deveria ser levado como modelo para a Europa do tempo do Renascimento. Aqui entra o Classicismo. Com a queda da Grécia e de Roma, a Europa entrou numa fase negra, em que o pensamento estagnou, e toda a herança do mundo antigo desapareceu. Praticamente todos os documentos destas civilizações foram perdidos ou destruídos ( e a acção dos mosteiros?). A procura destes documentos para o esclarecimento e seguimento das antigas civilizações fazem parte deste movimento Classicista, que pegou nos documentos antigos e os traduziu do grego para o Latim, a língua dos letrados.
Foram introduzidos alguns elementos com a chegada do Classicismo, entre eles o humanismo, o empirismo na arte, o realismo, formalidade e paganismo deixando de haver apenas representações religiosas, e a justaposição entre o antigo e o moderno. Neste período foram revividos vários tipos de artes perdidas, como o teatro e música. A ópera é a tentativa Europeia de recrear a arte de dançar e cantar com o teatro, á maneira Grega. O teatro sofreu a influência da arte Grega, sendo introduzida a tragédia e a comédia. Exemplos do apelo ao Classicismo são Dante, Petrarca e Shakespeare.
 
 
  
 
 
 
Florença
 
 
 
Arquitectura classicista
Este tipo de arquitectura foi baseado nas escrituras de Leon Battista Alberti e no trabalho de Filippo Brunelleschi. Exaltava-se o uso da simetria, da geometria e da proporção. A arrumação ordeira das colunas, pilares e caixilhos, de arcos semi-circulares, copulas hemisféricas e nichos. O estilo depressa se espalhou por outras cidades Italianas e posteriormente para a França, Alemanha, Inglaterra, Rússia e os restantes locais.(quais?)
 
 
 JAN VAN EYCK, Retrato de Casamento (nascimento da pintura a óleo)
 
 
 
 
 
Inovações trazidas com o humanismo e classicismo
Com estes movimentos assiste se ao renascimento das maneiras Gregas e Romanas nas mais variadas áreas. As ordens arquitectónicas foram de novo seguidas. O Triângulo Dourado foi de novo visto como a chave da proporção dos edifícios. Renasceu também o interesse pelas artes plásticas como a utilização de bronze para escultura, e utiliza se grande naturalismo nas bases do desenho, pintura e escultura.
Na pintura assiste se ao renascimento do interesse pelos temas, motivos e formas clássicas. Nasce a pintura a óleo, atribuída aos Irmãos Van Eyck, c. 1410, na Flandres, uma técnica que atribuía grande realismo e verosimilhança das cores e ao claro/escuro. Deste modo as obras tinham um maior realismo. Introduziu se também a perspectiva linear, método aplicado por Brunelleschi, c. 1420, num método que possibilitava a representação do espaço e das figuras nele inseridas de modo rigoroso e racional. O século XV Leon Battista Alberti teorizou muitas das ideias da pintura Grega , resumo esse que veio a dar origem á Escola de Atenas de Rafael ??????????
 
A crise do Renascimento Humanista deu se após o julgamento de Galileu, que se centrou na questão da autoridade do poder das crenças da pessoa segundo a observação ou pela religião. Este julgamento criou as contradições entre os humanistas e os religiosos tradicionais, sendo os humanistas classificados como ‘’uma doutrina perigosa’’
 
 

Humanismo

O Humanismo é um termo relativo ao Renascimento, movimento surgido na Europa, mais precisamente na Itália, que colocava o homem como o centro de todas as coisas existentes no universo.

Nesse período, compreendido entre a transitoriedade da Baixa Idade Média e início da Moderna (séculos XIV a XVI), os avanços científicos começavam a tomar espaço no meio cultural.

A tecnologia começava a se aflorar nos campos da matemática, física, medicina. Nomes como Galileu, Paracelso, Gutenberg, dentre outros, começavam a se despontar, em razão das descobertas feitas por eles.

Galileu Galilei comprova a teoria heliocêntrica que dizia ser o Sol o centro do sistema planetário, defendida anteriormente por Nicolau Copérnico, além de ter construído um telescópio ainda melhor que os inventados anteriormente. Paracelso explora as drogas medicinais e seu uso, enquanto Gutenberg descobre um novo meio de reproduzir livros.

Além disso, a filosofia se desponta como uma atividade intelectual renovada no interesse pelos autores da Antiguidade clássica: Aristótoles, Virgílio, Cícero e Horácio. Por este resgate da Idade Média, este período também é chamado de Classicismo.

A burguesia e a nobreza, classes sociais que despontam no final da Idade Média, passam a dividir o poderio com a Igreja.

É neste contexto cultural que a visão antropocêntrica se instala e influencia todo campo cultural: literatura, música, escultura, artes plásticas.

Na Literatura, os autores italianos que maior influência exerceram foram: Dante Alighieri (Divina Comédia), Petrarca (Cancioneiro) e Bocaccio (Decameron). Os gêneros mais cultivados foram: o lírico, de temática amorosa ou bucólica, e o épico, seguindo os modelos consagrados por Homero (Ilíada e Odisséia) e Virgílio (Eneida).

Podemos denominar Humanismo como ideia surgida no Renascimento que coloca o homem como o centro de interesse e, portanto, em torno do qual tudo acontece.
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Eternos Momentos: O que é a Psicanálise

Eternos Momentos: O que é a Psicanálise
http://www.scopsi.com.br/

O que é a Psicanálise

Quem nunca se fez essas perguntas antes? Mas são poucos os que acham respostas! A Psicanálise veio ajudar o indivíduo a encontrar-se na vida e a achar uma saída para seu conflito interno, compreendendo tais acontecimentos, elaborando e dando um novo sentido à vida, descobrindo quem somos verdadeiramente e não quem representamos ser para nós mesmos e para os outros.

O que é Psicanálise?

 A psicanálise surgiu na década de 1890, por Sigmund Freud, através de conversas com pacientes, Freud acreditava que seus problemas originaram-se de uma não aceitação de tais acontecimentos em sua vida, sendo assim, reprimindo seus desejos no inconsciente, nascendo daí uma fantasia. O método básico da Psicanálise é o cliente numa postura relaxada, é solicitado a dizer tudo o que lhe vem à mente: sonhos, esperanças, desejos, fantasias, como também as experiências vividas nos primeiros anos de vida em família. Geralmente o analista simplesmente escuta, fazendo comentários somente quando no seu julgamento profissional visualiza uma oportunidade para que o cliente . tome conscientes os conteúdos reprimidos que precisam ser esclarecidos. Escutando seu cliente o analista tenta manter uma atitude de neutralidade. Uma postura de não-julgamento visando criar um ambiente seguro. Tendo como propósito descobrir as necessidades, complexos, traumas e tudo aquilo que perturba o equilíbrio emocional do indivíduo e que se encontra recalcada (afastada e presa) no inconsciente, visando a reeducação afetiva da pessoa, por meio da conscientização dos motivos que a levam a ter determinados comportamentos ou sintomas. A análise consiste essencialmente na evidenciação do significado inconsciente das palavras, ações e produções imaginárias (sonhos, fantasias, etc.) de um indivíduo. 

 

Quem deve fazer análise?

Todas as pessoas que desejem conscientizar-se e compreender o sentido inconsciente de suas ações e sentimentos. Por tratar-se de uma técnica de tratamento cujo o maior recurso é analisar o indivíduo, está indicada para todos os clientes que apresentem algum sintoma como, por exemplo, depressão, stress, impulsividade, sentimento de culpa, complexos, traumas, tristeza e dificuldades em função de relacionamentos em geral, sintomas corporais sem causas especificadas, obsessões, medos, crises de ansiedade, dificuldade de aprendizagem, problemas sexuais de origem emocional, pânico, transtornos de humor e de personalidade, uso abusivo de álcool e drogas, relacionamentos conjugais, dentre outros.

Quais os resultados da Psicanálise?

Os resultados que se podem esperar de seu processo é uma maior compreensão das ações e sentimentos. do cliente, obtendo um auto conhecimento e auto-controle. De posse de uma maior compreensão a respeito de si mesmo, o cliente tenderá a viver de forma mais consciente, agindo em favor de uma melhor qualidade de vida para si, reduzindo, potencialmente, a manifestação dos sintomas antes vivenciados, enfim, promovendo mudanças em si mesmo.

Estando em outro tratamento, posso fazer análise?

A psicanálise pode ser utilizada também como uma terapia de apoio nos casos de tratamentos de ordem psiquiátrica, não inviabilizando ou mesmo substituindo a necessidade do acompanhamento médico e medicamentoso.

Avicii Tribute Mix 2025! Only Hits!